Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 2 de julho de 2017

LYSSA ZAMPA - (Butler, 1869)


. Características: Também conhecida por «borboleta-castanha-de-Laos», esta borboleta nocturna pertence á família Uraniidae. As suas asas são de tons castanhos e sombreados mais escuros em ambas as asas, que são atravessadas por uma risca oblíqua de cor branca. As margens das asas posteriores são de aspecto serrilhado onde terminam em duas largas caudas. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto, é ligeiramente maior e um pouco mais clara. A sua envergadura varia entre os 10 e os 16 cm de comprimento.


. Habitat: Durante o dia pode ser vista a repousar em locais frescos e sombreados nas florestas do Sudeste Asiático até aos 2600 metros de altitude. Durante a noite é mais activa, podendo ser encontrada por vezes em grandes números perto de habitações atraída pelas luzes artificiais.

. Período de voo: Voa ao longo de quase todo o ano, principalmente entre os meses de Maio a Agosto.












. Alimentação: A lagarta possui a pele enrugada que é de cor branco-amarelado, com pequenas manchas e marcas negras e laranja entre os segmentos do corpo. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiaceae e Myrtaceae como; Endospermum diadenum, Endospermum peltatum e Eugenia malaccensis. Na fase da metamorfose desce até ao solo onde se enterra debaixo da manta morta para pupar.







. Observação importante: O género Lyssa contém 28 espécies diferentes.






Sem comentários:

Enviar um comentário