Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de julho de 2017

KANISKA CANACE - (Linnaeus, 1763)


. Características: Também conhecida vulgarmente por "Almirante-azul", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas é negro-acastanhado aveludado, com uma faixa de cor azul-índigo na sub-margem de ambas as asas. Apresenta também uma pequena mancha esbranquiçada entre a margem costal e apical das asas anteriores. A face inferior apresenta um padrão semelhante a uma folha seca ou a troncos das árvores, com manchas e desenhos de tons acastanhados. A fêmea é idêntica ao macho e a sua envergadura varia entre os 5,5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas, trilhos e margens de rios e riachos. Distribui-se desde a Índia, Sudeste Asiático e Japão. A borboleta além de se alimentar do néctar das flores, também é atraída pela seiva das árvores, de frutos maduros ou putrefactos. Os machos são muito territoriais e defendem o seu espaço empoleirados em pontos específicos. Quando algum rival invade o seu território, lança-se sobre este expulsando-o, para logo de seguida voltar para o seu posto de vigia. 

. Período de voo: A o longo de quase todo o ano entre os meses de Março até Novembro, em várias gerações.











Alimentação: A lagarta possui os segmentos anelares do seu corpo de cor laranja e branco com pequenas pintas e linhas pretas intercaladas, dos quais saem numerosos espinhos ramificados amarelos de pontas pretas. Alimenta-se de plantas da família Smilacaceae entre as quais; Smilax aspericaulis , Smilax bracteata , Smilax , Smilax lanceifolia , Smilax perfoliata , Smilax riparia , Smilax sebeana , Smilax sieboldii , Heterosmilax japónica, e da família Liliaceae entre as quais; Lilium lancifolum, Streptopus amplexifolius e Tricyrtis hirta. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.











. Observação importante: As borboletas da última geração hibernam para voltarem a reaparecer em Março ou inícios de Abril. Existem cerca de 13 subespécies do género Kaniska.






Sem comentários:

Enviar um comentário