Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de junho de 2017

PAPILIO DARDANUS - (Brown, 1776)


. Características: Esta espécie pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae), e é uma espécie que possui dimorfismo sexual e desenvolveu um mimetismo batesiano. Isto quer dizer que existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea, quer na forma cor ou padrão, e que evoluiu de maneira a imitar outras espécies consideradas nocivas para os seus predadores. Assim os machos têm uma aparência mais ou menos uniforme, sendo as suas asas de cor branca com uma larga faixa marginal de cor negra com uma pinta branca, que vai desde a zona apical das asas anteriores, estendendo-se ás posteriores com algumas manchas negras irregulares, onde as margens são contornadas a negro e terminam em duas caudas com pontas brancas. As fêmeas neste caso não possuem caudas e a sua coloração de fundo normal é castanho-negro, com uma grande mancha branca na zona central de ambas as asas e outras mais pequenas espalhadas pela restante área, formando uma fileira de pequenas manchas nas margens das asas posteriores. A face inferior é idêntica á superior em ambos os sexos, mas mais pálida. A zona do tórax possui pintas brancas e o abdómen possui pintas pretas em ambos os sexos. A sua envergadura varia entre os 10 e os 12 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais de grande parte de África, bem como terras altas e montanhosas, parques e jardins urbanos e jardins botânicos, até aos 1800 metros de altitude.

. Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações.















. Alimentação: O aspecto da lagarta nos primeiros instares de vida assemelha-se ao excremento de ave, sendo de cor castanha manchada de branco. Apresenta também dois tubérculos mais logos no primeiro segmento logo a seguir á cabeça e mais quatro nos últimos segmentos do corpo providos de minúsculos espinhos também de cor branca. Mais tarde e nos últimos instares torna-se verde com minúsculas pintas azuis sobre o dorso. Como todos os papilionídeos, possui um órgão bifurcado logo atrás da cabeça que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de várias espécies de plantas da família Rutaceae entre as quais; Calodendron, Clausena, Citrus, Fagara, Teclea, Vepris e Toddali e da família Monimiaceae como a Xymalos. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.









. Observação importante: As fêmeas podem apresentar várias formas, desde a coloração normal preta e branca, passando pelo preto, branco e alaranjado, até ao laranja e preto. Esta evolução e mimetismo no padrão da cor, favorece a espécie contra os predadores, imitando assim outras espécies consideradas nocivas como por exemplo do género Danainae, da família dos Ninfalídeos.
Existem cerca de 13 subespécies do género dardanus.







Sem comentários:

Enviar um comentário