Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 25 de junho de 2017

NEOCHERITRA AMRITA - (C. Felder & R. Felder, 1860)


. Características: Também conhecida por "Grande-Imperial" esta pequena e elegante borboleta pertence á família Lycaenidae. O macho desta espécie é castanho-negro desde a zona apical das asas anteriores, estendendo-se até ás margens das asas posteriores que terminam em duas longas e elegantes caudas de cor branca. As metades internas e basais das asas são de cor azul-brilhante. A face inferior é de cor alaranjada nas asas anteriores que se desvanece no branco imaculado das posteriores, onde terminam com pequenas marcas negras. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por não possuir a zona azul-iridescente nas asas. A sua envergadura varia entre os 3,6 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas do Sudeste Asiático, em países como Myanmar, Tailândia, Malásia Peninsular, Singapura, Sumatra e Bornéu.

. Período de voo: É vista com mais frequência entre os meses de Julho a Agosto.







. Alimentação: ..........................? A lagarta tem um aspecto muito peculiar, sendo nos primeiros instares de vida de cor branco-amarelada com minúsculos pêlos, passando depois para o branco com riscas e manchas acastanhadas, sendo a base do seu corpo achatado e bifurcado na zona anal e junto da cabeça, possuindo também pequenos tubérculos em forma de serrilha no dorso, dando-lhe um aspecto bizarro e semelhante ao de um molusco ou excremento de ave. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira onde se fixa para pupar.










. Observação importante: Existem 4 espécies do género Neocheritra.





Sem comentários:

Enviar um comentário