Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

ACTIAS DUBERNARDI - (Oberthur, 1897)


. Características: Também conhecida por "Borboleta-Lua chinesa" esta exótica e elegante borboleta pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui asas longas e estreitas de cor amarelo e rosa, sendo que a cor rosa vai desde a zona central até ás extremidades das asas. A margem externa das asas anteriores são contornadas por uma linha grossa de cor acastanhada, onde por sua vez, exibem uma pequena mancha em forma de meia-lua. As posteriores terminam em duas longas caudas. A fêmea por sua vez possui as asas um pouco mais largas, sendo estas de cor branco-pálido esverdeado, com longas caudas de cor rosa nas asas posteriores. A fêmea tem antenas filiformes enquanto as do macho são plumosas. A sua envergadura varia entre os 9 e os 10 cm de comprimento. 


. Habitat: Habita as zonas montanhosas frias e húmidas do Sul da China, podendo também ser encontrada nos países vizinhos como Laos ou Vietname.

. Período de voo: ...............? (Várias gerações)










. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares é de cor castanho-avermelhada, com pintas pretas e numerosos tubérculos, dos quais, saem finos e longos pelos. Á medida que vai crescendo, vai-se tornando verde com minúsculas pintas brancas, apresentando no segundo e terceiro segmento a seguir á cabeça uma mancha preta. Os tubérculos sobre o corpo adquirem um tom prateado ou dourado, dos quais saem finos e longos pelos. Alimenta-se das agulhas dos pinheiros entre os quais; Pinus massonia, Pinus sylvestris, Pinus nigra. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre as agulhas dos pinheiros, onde permanecerá algumas semanas antes de emergir o insecto adulto, dependendo da temperatura e humidade. A última geração costuma hibernar no estado de pupa.









. Observação importante: Como todos os Saturnídeos, esta espécie também não se alimenta em estado adulto, pois o seu aparelho bucal é demasiado rudimentar. Assim a borboleta vai gastando as reservas de energia acumuladas no seu corpo enquanto era lagarta. Existem cerca de 38 espécies do género Actias.







1 comentário: