Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de março de 2017

PREPONA DEIPHILE BROOKSIANA - (Godman y Salvin, 1889)



. Características: Esta exótica e rara borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de um bonito azul-metalizado, com um faixa castanho-escuro desde a zona submarginal que vai desde a zona apical das asas anteriores até ás posteriores. Dentro dessa faixa possui um fileira de pequenas manchas de cor laranja, das quais, duas possuem núcleo azul em forma de ocelos nas asas posteriores. A face inferior é de tons acastanhados, com faixas irregulares delineadas a preto, exibindo dois ocelos com núcleo azul nas asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por ser ligeiramente maior e por  área azul das asas ser mais clara e mais estreita. A sua envergadura varia entre os 8,5 cm e os 9,5 cm de comprimento.

. Habitat: Habita a orla das florestas tropicais húmidas, bem como margens de rios, onde é vista a sobrevoar a copa das árvores, descendo até ao solo para se alimentar de frutos maduros ou putrefactos, ou absorver os sais minerais no solo húmido. É uma espécie endémica do México, e distribui-se desde a América Central até alguns países da América do Sul, como Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, Perú, Brasil, etc.

. Período de voo: Voa de Julho a inícios de Agosto, numa única geração.








. Alimentação: A lagarta tem um aspecto muito peculiar e assemelha-se a uma folha seca enrugada  em decomposição. É de cor castanha com pequenas manchas mais claras espalhadas pelo corpo, apresentando uma linha clara na zona lateral, uma cabeça com duas pequenas protuberâncias, e um fino e longo apêndice no último segmento do corpo, dão-lhe assim o aspecto de folha seca. Alimenta-se das folhas de árvores do género Inga da família Fabaceae como; Inga vera ou Inga ruiziana. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.






. Observação importante: Está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). É uma espécie que está ameaçada e em perigo, devido á destruição do seu habitat, para dar lugar ao desenvolvimento agrícola e ao urbanismo indiscriminado. Também é muito solicitada por colecionadores amadores, e no mercado informal tem muita procura pela sua raridade, tamanho e cor, podendo alcançar preços elevados.
Existem cerca de 12 subespécies do género Prepona.





Sem comentários:

Enviar um comentário