Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de março de 2017

LASAIA AGESILAS - (Latreille, 1809)


. Características: Também conhecida vulgarmente por "borboleta-safira", esta pequena borboleta pertence á família Riodinidae. As suas asas exibem um azul iridescente metalizado com reflexos acinzentados, e com pequenas pintas pretas em ambas asas. A face inferior é de aspecto marmoreado, de cor castanho e branco com pintas pretas. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por não possuir o azul iridescente, mas sim um tom cinza-acastanhado. A sua envergadura possui em média 3 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas, bem como pedreiras e margens de rios, onde os machos têm por hábito pousar aos pares, no chão húmido, para absorverem os sais minerais aí existentes. Também é atraída pelo suor humano. Distribui-se desde o México até grande parte da América do Sul, até aos 1500 metros de altitude.

. Período de voo: ....?
O seu voo é irregular, muito rápido e perto do chão, com uma tendência de pular constantemente de local para local.









. Alimentação: A lagarta apresenta uma camuflagem muito eficaz, confundindo-se com a sua planta hospedeira. É de cor castanho-esverdeada de aspecto granulado, semelhante á cor da areia. Apresenta sobre a cabeça e na zona lateral do corpo tufos de pelos de pontas espalmadas semelhantes a espátulas, que a dissimula no seu habitat. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae como por exemplo; Albizia. Na fase da metamorfose a lagarta fixa-se num ramo da planta hospedeira através duma espécie de almofada em seda que tece, imitando assim um pequeno galho seco devido ao seu mimetismo.








. Observação importante: Existem cerca de 14 espécies do género Lasaia.






Sem comentários:

Enviar um comentário