Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

MEANDRUSA PAYENI - (Boisduval, 1836)


. Características: Também conhecida por Yellow Gorgon, esta graciosa e elegante borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas curvas e pontiagudas em forma de foice, dão-lhe um aspecto inconfundível. A metade interna das asas anteriores e posteriores são amarelas com as extremidades castanho-escuras e manchas amarelas em forma de lúnulas nas asas posteriores, onde terminam em duas caudas. A face inferior é igualmente amarela, com várias manchas e linhas castanhas, entre as quais se destacam pequenas lúnulas de cor prateada nas asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por ser maior e possuir asas mais largas, menos pontiagudas e mais claras, sobretudo nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 7 e os 9 cm nos machos e os 10 a 12 cm nas fêmeas.


. Habitat: Habita as florestas tropicais do Sul e Sudeste Asiático, onde é vista a sobrevoar a copa das árvores, bem como nas margens de rios e riachos, onde por vezes pousa no solo húmido para sugar os sais minerais dissolvidos.

. Alimentação: A lagarta alimenta-se de Litsea cubeba da família Lauraceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda em forma de cinta, onde se prende na planta hospedeira para se transformar em crisálida. Tal como todos os Papilionídeos possui um órgão bifurcado atrás da cabeça, que projeta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada.









. Observação importante: A Meandrusa payeni em termos gerais não está ameaçada de extinção, no entanto, é considerada uma espécie vulnerável em certas zonas como na Malásia Peninsular e necessita de proteção. Existem seis subespécies do género Meandrusa.

Nota: (Neste post a informação relativa ao ciclo de vida desta espécie está incompleta devido á escassez de informação e de algumas imagens).






Sem comentários:

Enviar um comentário