Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

GRAPHIUM WEISKEI - (Ribbe, 1900)



. Características: Esta verdadeira jóia da natureza pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas são castanho-negro com manchas roxas, azuis e verdes. Apresenta na área central e junto ao corpo uma grande mancha roxa-esverdeada e uma fileira de pintas azuladas na zona submarginal das asas anteriores, fazendo lembrar um vitral. Nas asas posteriores possui só duas manchas azuis junto á zona submarginal, onde terminam em duas caudas. A face inferior é de tons acastanhados, com manchas verdes-esbranquiçadas. A fêmea é idêntica ao macho mas de tons mais acastanhados. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento.

. Habitat: Habita as florestas húmidas das zonas montanhosas da Nova Guiné, até aos 2400 metros de altitude. Os machos são vistos por vezes perto de cursos de água, em pequenos grupos, pousados no solo húmido sugando os sais minerais aí existentes, ou alimentando-se do néctar das flores de pequenos arbustos e árvores baixas. Já as fêmeas são mais discretas. 

. Período de voo:   ?












. Alimentação:  ?


Como todos os Papilionídeos, a lagarta possui um órgão bifurcado atrás da cabeça chamado de osmeterium, que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo ou pedra para se transformar em crisálida. 

 
Selo representando a espécie na Nova Guiné.

. Observação importante: Vivendo apenas nas regiões mais altas da Nova Guiné, não é comum, sofrendo ainda com a destruição do habitat e a sua venda ilegal, tornando-se assim uma espécie vulnerável.

(A informação aqui descrita sobre o ciclo de vida desta espécie está incompleta devido á escassez de informação e de algumas imagens.)





Sem comentários:

Enviar um comentário