Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de janeiro de 2017

RHINOPALPA POLYNICE - (Cramer, 1779)


. Características: Vulgarmente conhecida por wizard (feiticeiro(a) ou bruxo(a)), esta borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas angulosas e recortadas são de cor amarelo-alaranjadas, com as extremidades contornadas a castanho-escuro. Possui ainda junto á margem externa das asas posteriores uma fileira de pequenos pontos pretos. A face inferior assemelha-se a uma folha seca, de tons acastanhados jaspeado, com várias linhas onduladas mais claras e vários ocelos concêntricos de núcleo branco ao longo das margens externas das asas, que lhe dá uma camuflagem eficaz enquanto repousa com as asas fechadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6 a 7 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as orlas das florestas tropicais, trilhos e margens de estradas de terra batida, margens de rios, em elevações até aos 600 metros de altitude. Distribui-se pelo Sudeste Asiático. Por vezes os machos são vistos pousados no chão húmido da floresta ou margem dos rios ou riachos a sugarem os sais minerais.

. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo de todo o ano em várias gerações.










. Alimentação: A lagarta nos primeiros instares é castanho-alaranjada, com uma mancha preta a meio do dorso, e coberta por numerosos espinhos pretos curvados nas pontas, dos quais dois são mais longos na zona da cabeça, tornando-se mais tarde castanho-escura. Alimenta-se de plantas do género Poikilospermum suaveolens da família (Urticaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.







. Observação importante: É a única espécie do género Rhinopalpa.






Sem comentários:

Enviar um comentário