Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de dezembro de 2016

PAYSANDISIA ARCHON - (Burmeister, 1880)


. Características: Também conhecida por "borboleta-das-palmeiras", esta borboleta nocturna pertence á família Castniidae. As suas asas anteriores são castanho-esverdeadas, enquanto as posteriores ostentam um colorido mais atractivo, sendo laranja com uma larga faixa de manchas brancas e negras. Possui um corpo robusto e antenas clavadas semelhantes ás antenas das borboletas diurnas. Ambos os sexos são idênticos, no entanto a fêmea é maior que o macho é reconhecível pelo seu proeminente ovipositor. A sua envergadura varia entre os 9 cm nos machos e os 11 cm nas fêmeas.


. Habitat: Distribui-se pela América do Sul, em particular pela Argentina, Uruguai, Paraguai e Sudeste do Brasil. Habita zonas costeiras e locais onde hajam palmeiras. Foi acidentalmente introduzida na Europa no início dos anos 90, onde se está a espalhar rapidamente tornando-se uma praga para as palmeiras de jardim.

. Período de voo: Voa desde Maio até Outubro, mas o seu pico de abundância vai desde Junho a Julho. Por ser activa durante o dia e por possuir asas coloridas, é facilmente confundida com uma borboleta diurna.










Alimentação: As lagartas são brancas e alimentam-se dentro dos caules e troncos das palmeiras escavando galerias com as suas fortes mandíbulas. Na fase da metamorfose aproximam-se do exterior da galeria para puparem num casulo feito de fibras da palmeira, facilitando assim a saída do adulto para o exterior. Alimentam-se de várias espécies de palmeiras.





. Observação importante: Foi acidentalmente introduzida na Europa no início dos anos 90, onde se está a espalhar rapidamente tornando-se uma praga para as palmeiras de jardim. Activa durante o dia e por possuir asas coloridas, é facilmente confundida com uma borboleta diurna.







Sem comentários:

Enviar um comentário