Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de novembro de 2016

HAPLOA CLYMENE - (P. Brown, 1776)


. Características: De aspecto inconfundível esta borboleta pertence á família Erebidae. As asas são de cor branco-creme com as suas margens delineadas a negro, onde no centro das margens internas apresenta uma curiosa faixa negra em forma de espada ou cruz invertida. As asas posteriores são amarelo-alaranjadas com uma pinta negra em cada uma. O seu abdómen é igualmente amarelo, com uma fina faixa negra entre os segmentos do corpo. A sua envergadura varia entre os 4 e os 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as orlas e florestas de folha caduca, bem como campos e prados situados em zonas húmidas. Em todo o Sudeste dos Estados Unidos da América.

. Período de voo: É activa tanto de dia como de noite. Voa entre os meses de Junho a Agosto, numa geração.












. Alimentação: A lagarta é negra e coberta de pelos, apresentando duas faixas amarelas, uma cada de cada lado do corpo. Na face inferior do seu corpo é branca-acinzentada. Alimenta-se de vária plantas entre as quais; Eupatorium, Quercus (Carvalho), Prunus (Pessegueiro), Salix (Salgueiro), entre outras. 
Na fase da metamorfose constrói um casulo de seda, onde irá transformar-se em pupa e posteriormente em borboleta.







. Observação importante: É activa tanto de dia como de noite. Á noite é atraída pela luz artificial.






Sem comentários:

Enviar um comentário