Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de agosto de 2016

JUNONIA HIERTA - (Fabricius, 1798)



. Características: Vulgarmente conhecida por "amor-perfeito-amarelo" (em comparação á flor amor-perfeito) esta vistosa borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são negras, com grandes áreas de amarelo-alaranjado vivo, tanto nas asas anteriores como nas posteriores. Possui também duas manchas azuis-púrpuras na célula discal das asas posteriores. A face inferior é mais discreta, sendo matizada de tons acastanhados. A fêmea distingue-se do macho por possuir a área amarela mais clara e por exibir três a quatro pequenos ocelos em ambas as asas. A face inferior é idêntica á do macho e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,5 cm de comprimento.



. Habitat: Distribui-se pelo continente Africano, Índia e Sudeste Asiático. Pode ser encontrada em savanas, pradarias, orlas e clareiras de florestas até aos 2300 metros de altitude.

. Período de voo: Ao longo de todo o ano, mas é mais frequente entre os meses de Maio a Outubro, em várias gerações.















. Alimentação: A lagarta é negra-acinzentada com numerosos espinhos ramificados e uma linha dorsal formada por minúsculas pintas brancas e azuis. O primeiro segmento a seguir á cabeça é de cor amarelada. Alimenta-se de plantas da família Acanthaceae entre as quais; Asystasia gangética, Barleria cristata, Barleria pungens, Barleria stuhlmannii, Chaetacanthus setiger, Hygrophila costata, Justicia densiflora, Nelsonia canescens, Ruellia cordata. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira, para se transformar em crisálida.









. Observação importante: Existem três subespécies do género Junonia.







Sem comentários:

Enviar um comentário