Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ASCALAPHA ODORATA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Também conhecida por "borboleta-bruxa" ou "bruxa-negra", esta grande borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas são matizadas de tons castanho-acinzentado ou castanho-esverdeado, com linhas onduladas mais escuras com reflexos violáceos. Possui também duas pequenas marcas em forma de vírgula junto á margem costal das asas anteriores, e duas pequenas manchas escuras em forma de lúnulas contornadas a preto, junto ás margens das asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por ser mais clara e possuir uma faixa de linhas onduladas esbranquiçadas que atravessam ambas as asas na vertical. A sua envergadura varia entre os 11 e os 15 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.



. Habitat: Tem como habitat as florestas tropicais e subtropicais, sendo encontrada principalmente em árvores da família Fabaceae (Leguminosae). Alimenta-se dos frutos maduros das árvores, principalmente de banana. Durante o dia esconde-se em locais de sombra densa, podendo ser encontrada com alguma frequência no interior de casas, como sótãos, paredes cobertas, etc. Distribui-se pelo Sul dos Estados Unidos, México, América Central, estendendo-se até ao Brasil, na América do Sul.


. Período de voo: Voa durante os meses de Junho a Outubro, em várias gerações. No final da Primavera e início do Verão, migra mais para norte em grandes grupos chegando ao Texas e Flórida.






































Alimentação: A lagarta é de tons acastanhados, com linhas e listras negras, e três manchas esbranquiçadas sobre o dorso. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae (Leguminosae) entre as quais; Acacia, Ebenopsis albizia, Cassia, Gymnocladus, Prosopis, Rbinia, Samanea, Senna alata, entre outras.
















. Observação importante: Em algumas culturas de certos países, há vários mitos sobre estas borboletas. Por exemplo, no México quando esta borboleta entra dentro de uma casa, é sinal de mau presságio, anunciando a morte. Ou se alguém estiver doente, certamente irá morrer. Isto certamente não passa de mitos e superstições, pois é um insecto inofensivo.  







Sem comentários:

Enviar um comentário