Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de maio de 2016

HELICONIUS SAPHO - (Drury, 1782)


. Características: Esta borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae), e caracteríza-se por possuir asas longas e estreitas, principalmente as anteriores. As suas asas são negras, com reflexos azuis iridiscentes e uma grande mancha branca na zona subapical das asas anteriores. As asas posteriores possuem as margens delineadas a branco. A face inferior é idêntica, no entanto, possui pequenas manchas vermelhas pontiagudas, na zona basal junto ao corpo. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as clareiras das florestas tropicais e subtropicais da América Central, estendendo-se até á Colômbia e Equador, até aos 2000 metros de altitude. Os machos são territoriais e defendem o seu espaço de possíveis rivais com voos rápidos e curtos, regressando ao seu posto de vigia. Ao fim do dia juntam-se em grupos, empoleirando-se entre os ramos e folhagem das árvores e arbustos.

. Período de voo: Pode ser encontrada ao longo do ano, em várias gerações.










. Alimentação: As lagartas são gregárias e nos primeiros instares são esverdeadas, com longos espinhos negros. Mais tarde tornam-se amarelas, com as patas e cabeças negras. Por fim, na fase de pré-pupa, ficam esbranquiçadas. Alimentam-se de plantas da família Passifloraceae como; Passiflora auriculata, e Passiflora vitifolia. Na fase da metamorfose estas tecem uma almofada de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixam de cabeça para baixo, para se transformarem em crisálida.






. Observação importante: Os machos fecundam as fêmeas quando estas ainda estão a emergir das crisálidas, ou logo após a sua emergência. Esta espécie é mimética da Heliconius cydno. Existem cerca de 39 espécies do género Heliconius.






Sem comentários:

Enviar um comentário