Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de abril de 2016

NOVA BORBOLETA DESCOBERTA NO ALASCA



. Uma nova espécie de borboleta foi descoberta recentemente no estado americano do Alasca, a primeira descoberta do tipo nos últimos 28 anos. O espécime pertence ao género Oeneis, cujos membros são vulgarmente conhecidos como borboletas do Ártico, e acredita-se ser a única borboleta endémica do Alasca.
O especialista em borboletas, Andrew Warren, da Universidade da Flórida, sugere que a borboleta recém descoberta possa ser uma híbrida, nascida de um cruzamento entre as espécies de Chryxus do Ártico e White-veined do Ártico, duas espécies relacionadas que se adaptaram ao clima frio do Ártico durante a última Era Glacial, por volta de 28.000 a 14.000 anos atrás.
A nova espécie de borboleta foi batizada de Tanana do Ártico, ou Oeneis tanana em Latim. De acordo com o relatório, ela estava escondida "debaixo dos narizes dos cientistas" por mais de 60 anos devido ás suas semelhanças físicas com a espécie Chryxus do Ártico. Isso até Warren perceber suas características distintas, enquanto organizava coleções de borboletas. 



. Na foto Andrew Warren






. Ele descobriu que a borboleta Tanana do Ártico é maior e mais escura que a Chryxus do Ártico e tem uma aparência "fosca", em razão das manchas brancas estendidas na parte inferior das suas asas. Também descobriu que o ADN da espécie é único, embora se pareça muito com o genes da borboleta White-veined do Ártico. Estes argumentos apoiam ainda mais a hipótese de que a Tanana do Ártico possa exibir traços híbridos. Warren afirma que isto pode revelar os segredos da história geológica da América do Norte ártica e a evolução das espécies híbridas, incomuns no mundo animal mas frequentes em plantas.

Outras espécies do género Oeneis são encontradas em lugares como a Rússia e Síbéria. Entretanto, é necessário mais pesquisa de campo, para investigar se a Tanana do Ártico também habita territórios mais para o leste do noroeste do Canadá.
As borboletas têm sangue frio, o que significa que elas não regulam a sua própria temperatura corporal, mas assumem a temperatura do ambiente, dessa forma, muitas espécies não podem sobreviver abaixo do ponto de congelamento. As borboletas do Ártico no entanto, são conhecidas por sobreviver em ambientes extremamentes frios, devido a uma solução natural anti-congelamento produzida nos seus corpos. Por esta razão, as borboletas reagem extremamente rápido ás mudanças no clima. A equipa de pesquisadores da Flórida afirma que a Tanana do Ártico pode servir como um primeiro indicador de alerta das mudanças climáticas que ocorrem no ermo do Alasca.


Fonte: http://www.eatglobe.pt/news/animals/1592-new-butterfly-species-discovered-in-alaska.html







Sem comentários:

Enviar um comentário