Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de abril de 2016

DRYOCAMPA RUBICUNDA - (Fabricius, 1793)


. Características: Esta bonita borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). É uma espécie extremamente variável na cor. Podendo ir do branco não marcado, passando pelo rosa-claro, até ao rosa-choque. Normalmente as suas asas anteriores são de cor rosa-avermelhadas ou rosa-púrpura, atravessadas no centro por uma faixa triangular amarela. As posteriores são geralmente amarelo-claro, no entanto, podem por vezes apresentar nas suas extrewmidades umafaixa rosa-claro. O seu corpo peludo semelhante a lã, é amarelo, enquanto a parte inferior do seu abdómen e as patas são rosa. Os machos possuem antenas plumosas. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergaduravaria entre os 3,5 e os 5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas de folha caduca das regiões temperadas do Leste da América do Norte.

. Período de voo: Nas regiões mais a Norte, voa uma geração de Maio a Julho. Nas regiões mais a Sul, ocorre duas gerações perlongando-se até Setembro.












. Alimentação: As lagartas são gregárias e vivem em comunidade nos primeiros instares de vida, tornando-se solitárias nos últimos instares do seu crescimento. No início, são amarelas com cabeças pretas. Depois, tornam-se amarelo-esverdeadas, com várias linhas longitudinais de cor verde-escuro ao longo do corpo, e uma pequena mancha castanho-avermelhada na zona lateral dos últimos segmentos do corpo. As suas cabeças são igualmente castanho-avermelhadas, possuindo ainda dois apêndices de cor negra, em forma de pequenas antenas no segundo segmento atrás da cabeça, e espinhos curtos e negros na zona lateral do corpo. Alimentam-se de várias espécies de árvores entre a quais; Acer rubrum, Acer saccharum, Acer saccharinum, Acer negundo, e Quercus laevis. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo para pupar numa câmara subterrânea. A pupa hiberna nos meses rigorosos do Inverno.










. Observação mportante: Como todos os Saturnídeos, esta espécie também não se alimenta no estado adulto. Por isso, o seu tempo de vida é relativamente curto, cerca de uma semana. Tempo suficiente para se reproduzir e recomeçar o seu ciclo de vida.






Sem comentários:

Enviar um comentário