Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de março de 2016

BRAHMAEA WALLICHII - (Gray, 1831)


. Características: Também conhecida por "traça-coruja", esta borboleta nocturna pertence á família Brahmaeidae. O padrão das suas asas possui um estampado maravilhosamente desenhado por linhas e pontos negros, num fundo castanho-esverdeado ou ocre. Possui também junto ás margens internas das asas anteriores, dois grandes ocelos em forma de olhos. O seu corpo é igualmente listrado de negro, e as antenas são pectinadas. Ambos os sexos são idênticos, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 13 e os 16 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas húmidas do Norte da Índia, Butão, Sul da China, Japão, Taiwan e Myanmar, até perto dos 2000 metros de altitude. Sendo uma espécie nocturna, esta durante o dia repousa no tronco das árvores, utilizando o padrão das suas asas para se camuflar.

. Período de voo: Voa desde Abril até Agosto, em duas gerações.












. Alimentação: As lagartas nos primeiros instares de vida são brancas com segmentos anelares negros. Os segmentos junto á cabeça e á zona anal são amarelos, com longos apêndices negros. Mais tarde tornam-se esverdeadas, com riscas negras diagonais entre os segmentos do corpo, e os apêndices mais desenvolvidos e retorcidos. Exibem também pequenas pintas em forma de olhos junto á cabeça, e manchas em forma de escamas, que lhe dão um aspeto similar ao de uma pequena cobra. Na última muda, estas perdem os apêndices e ficam totalmente lisas. Na fase de pré-pupa, tornam-se amarelo-alaranjado na zona dorsal. Alimentam-se de plantas da família (Oleaceae) como; Osmanthus , Ligustrum e Fraxinus. Na fase da metamorfose, esta desce até ao solo para encontrar um local seguro para pupar. Normalmente a metamorfose ocorre debaixo da turfa ou no subsolo.












. Observação importante: Na fase de lagarta, esta para se defender de possíveis intrusos, adota uma postura de ataque, em que levanta os primeiros pares de patas, encolhe a cabeça para baixo exibindo o seu padrão intimidador, e começa a retorcer os apêndices em várias direções. A borboleta utiliza um método idêntico, quando é perturbada, inclina-se para a frente levantando o abdómen, e abre as asas em leque, exibindo o seu padrão semelhante á cabeça de uma coruja, com dois grandes ocelos em forma de olhos (Como se pode ver no vídeo abaixo).








Sem comentários:

Enviar um comentário