Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de janeiro de 2016

MIMETISMO E CAMUFLAGEM: UM MÉTODO DE DEFESA


. As borboletas são conhecidas pela sua beleza, formas e cores peculiares, que exibem nas suas asas. Uma das mais notáveis características observadas nestes insetos, é o mimetismo ou a camuflagem. Prática na qual um inseto copia a aparência de outros insetos, tóxicos ou de sabor desagradável para os predadores, ou ou se confunde camuflando-se com o meio que o rodeia, para sobreviver ao jogo da seleção natural. Abaixo seguem alguns exemplos no mundo dos Lepidópteros:



. A borboleta vice-rei (Limenitis archippus) representada á esquerda da imagem, imita a borboleta-monarca (Danaus plexippus) á direita. A borboleta-monarca possui um gosto desagradável, e quando as aves ou outro predador a comem vomitam-na. A borboleta vice-rei para não ser comida, ao longo de milhões de anos de evolução, foi adquirindo as mesmas cores da borboleta-monarca, fazendo-se passar por esta, com o intuito de não ser comida além de não ser tóxica.



. Algumas lagartas do género Papilio, ostentam um mimetismo muito interessante. Na região próximo da cabeça exibem duas manchas circulares que se parecem com olhos, e desenhos ao longo do corpo semelhantes a escamas. Somado a isto, possuem também um órgão bifurcado situado atrás da cabeça chamado de osmetério, que projetam para fora do corpo quando se sentem ameaçadas, fazendo lembrar uma língua de cobra. Certamente que alguns predadores devem hesitar em atacar mediante este ato defensivo.

. Por vezes estas imitações são levadas ao extremo, como esta crisálida da espécie Dynastor darius, que se assemelha na perfeição a uma cobra pronta a atacar, balançando violentamente o corpo quando se sente ameaçada. Um mimetismo muito incomum na fase pré-adulta. Encontra-se na Colômbia, Argentina e Brasil.



. As semelhanças são incríveis...



. A borboleta Caligo memmon possui dois grandes ocelos em forma de olhos, na face inferior das asas posteriores, fazendo lembrar os olhos de um grande predador como a coruja.




. A borboleta tropical Coenophlebia archidona oriunda das florestas do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador e Peru, tem manchas prateadas na face inferior das suas asas que se parecem com fungos, fazendo-a parecer uma folha morta. É nas folhas caídas em decomposição, que ela gosta de se camuflar.



. A borboleta nocturna Phalera bucefhala fica praticamente invisível quando está pousada num ramo ou tronco de árvore, pois o seu padrão e forma são idênticos.



. O mesmo sucede com outras espécies...






. A borboleta nocturna (Aegeria apiformis) mas de hábitos diurnos, evolui de tal forma, que facilmente se confunde com uma vespa, enganando assim os seus predadores.







Sem comentários:

Enviar um comentário