Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de outubro de 2015

CETHOSIA HYPSEA HYPSINA - (C.& R. Felder, 1867)



. Características: Esta colorida borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). O lado superior das asas são pretas, com uma faixa transversal de cor branca nas asas anteriores, e uma área basal laranja-avermelhada. As fêmeas distinguem-se dos machos por possuir a área laranja mais pálida e com três ou quatro pintas pretas no seu centro, e umas mancha branca junto á área laranja nas asas anteriores. O lado inferior é laranja-avermelhado, com faixas brancas e várias listras de cor preta. Em ambos os sexos as margens das asas posteriores são fortemente recortadas e delineadas de cor branca. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento. Existem várias subespécies idênticas deste género de borboletas.



. Habitat: Distribui-se pelo sudeste asiático, desde a Birmânia ou Myanmar até Singapura e ilhas vizinhas. Habita as clareiras das florestas tropicais, reservas naturais, trilhos e caminhos.


. Período de voo: Voa durante quase todo o ano em várias gerações.











. Alimentação: As lagartas desta espécie são gregárias, vivendo em grandes grupos sobre a planta hospedeira. Possuem uma coloração vermelho-escura ou cor-de-vinho, com um anel de cor branco a meio do corpo, e longos e finos espinhos pretos. Na fase da metamorfose, estas prendem-se de cabeça para baixo a um ramo ou folha, para aí se transformarem em crisálidas. Alimentam-se principalmente de Adenia macrophylla da família Passifloraceae.








. Observação importante: As lagartas desta espécie além de estarem armadas com longos e finos espinhos, possuem uma coloração que serve de aviso aos predadores em como são tóxicas.








Sem comentários:

Enviar um comentário