Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 30 de agosto de 2015

HABROSYNE PYRITOIDES - (Hufnagel, 1766)


. Características: É uma borboleta nocturna que pertence á família Drepanidae. Distingue-se pela face superior das asas anteriores, cujo padrão é idêntico ao do mármore, castanho-jaspeado com um triângulo acinzentado na margem interna das asas anteriores, que são atravessadas por uma linha ondulada. As asas posteriores são de cor cinza, com margem branca. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura é cerca de 4 cm a 4,5 cm de comprimento.





. Habitat: Pode ser encontrada em orlas de florestas com plantas arbustivas, como também em velhos jardins e parques abandonados onde crescem framboesas e silvas. Em toda a Europa, Ásia temperada e Japão.


. Período de voo: Voa desde Junho até Agosto, numa geração.


















. Alimentação: A lagarta é de cor castanho-alaranjado, com uma linha escura ao longo do dorso, e duas pequenas manchas brancas circulares de cada lado do corpo. Alimenta-se principalmente de silvas e framboesas (Rubus) mas também de aveleira (Corylus) e espinheiro-bravo (Crataegus). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda entre as folhas da planta hospedeira, ou desce até ao solo para se transformar em crisálida entre a manta-morta. A crisálida hiberna.








. Observação importante: Á noite é atraída pela luz artificial. O seu número varia muito de ano para ano.








Sem comentários:

Enviar um comentário