Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de junho de 2015

PSEUDOPANTHERA MACULARIA - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto inconfundível, esta pequena borboleta pertence á família dos Geometrídeos (Geometridae). É uma espécie bastante variável, a sua coloração pode ir do laranja ao branco-amarelado, sarapintada de várias manchas castanho-escuras, quer nas asas anteriores como nas posteriores. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 2,7 cm e os 3,2 cm de comprimento.





. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, bem como em prados floridos e perto de cursos de água. Em toda a Europa e Ásia Central.


. Período de voo: Voa desde fins de Abril até fins de Junho, numa geração. É uma espécie que tem hábitos diurnos, podendo ser observada á luz do dia voando por entre a vegetação ou alimentando-se do néctar das flores.













. Alimentação: A lagarta é verde, apresentando finas linhas esbranquiçadas ao longo do dorso, e uma linha mais grossa também de cor branca na zona lateral do corpo. Alimenta-se de Lamium, Teucrium, Stachys, Mentha, Salvia. Na fase da metamorfose esta constrói um frágil casulo de seda junto ao solo, onde junta pequenas partículas de grão de areia, musgo, ou o que puder encontrar. A crisálida hiberna.







. Observação importante: É uma espécie bastante variável, podendo apresentar indivíduos com coloração entre o branco-amarelado e o laranja.









2 comentários:

  1. Olá Fernando! Só hoje vi a sua publicação (está muito boa)! A borboleta é bastante comum por aqui e muito bonita. Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Sim, é uma espécie bonita e por vezes pode ser confundida com uma diurna, devido a ter hábitos diurnos e devido á sua coloração. Até uma próxima. Abraço!

    ResponderEliminar