Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de junho de 2015

ABRAXAS GROSSULARIATA - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto inconfundível, esta borboleta nocturna pertence á família dos Geometrídeos (Geometridae). As suas asas são brancas, sarapintadas de pequenas manchas negras, possuindo ainda uma faixa de cor amarela intercalada entre as pintas negras na zona central das asas anteriores, e também junto ao tórax. As asas posteriores são igualmente brancas, mas com menos manchas negras e de menor dimensão. O abdómen é amarelo com várias manchas e pintas negras. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura é de cerca de 4,2 cm de comprimento.



. Habitat: Aparece em zonas com arbustos de bagas, especialmente uva-espim e groselheira. Florestas húmidas á beira-rio, pomares e parques, em toda a Europa. No Norte vai até ao Sul da Escandinávia.


. Período de voo: Voa desde Junho até Agosto, numa geração.











. Alimentação: As lagartas possuem um padrão idêntico aos dos adultos, sendo brancas com manchas negras e uma faixa amarela na zona lateral do corpo. Constroem uma rede de seda que unem entre as folhas da planta hospedeira, onde permanecem protegidas durante o dia. Á noite saem do seu esconderijo para se alimentarem de Ribes rubrum, Ribes nigrum, Prunus spinosa, Crataegus, Corylus. Na fase da metamorfose constroem um frágil casulo de seda semelhante a uma rede, que prendem á planta hospedeira ou junto ao chão. A lagarta hiberna.







. Observação importante: Outrora mais frequente, o seu número tem vindo a diminuir consideravelmente. É uma espécie bastante variável, podendo haver indivíduos com manchas maiores ou menores, ou isentos da faixa de cor amarela.







3 comentários:

  1. Como sempre, espectacular a publicação! Adoro a pupa!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a pupa e a lagarta! Fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado aos dois, pelos comentários! É um Geometrídeo muito bonito! Até á próxima!

    ResponderEliminar