Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de maio de 2015

DYSGONIA ALGIRA - (Linnaeus, 1767)



. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas anteriores são castanho-escuras, atravessadas por uma faixa transversal de cor branca, e as suas extremidades são igualmente claras, possuindo ainda duas pequenas manchas negras no ápice de cada asa. As posteriores são castanho-acinzentadas com margem clara. A sua envergadura varia entre os 3,8 cm e os 4,5 cm de comprimento. Ambos os sexos são idênticos.




. Habitat: Pode ser encontrada em bosques, orlas de florestas, matagais, encostas rochosas e beiras de caminhos. Distribui-se pelo Centro e Sul da Europa, Próximo Oriente e Norte de África.


. Período de voo: Voa desde Maio a Setembro, em duas gerações.










. Alimentação: A lagarta é fina e comprida, de cor castanho-acinzentada, com finas linhas ao longo do corpo, assemelhando-se a um pequeno pau. A lagarta é activa á noite, permanecendo durante o dia escondida entre os ramos das árvores ou debaixo da vegetação do solo. Alimenta-se de Rubus fruticosus, Salix, Genista, Parietaria officinalis, Ricinus communis, Lythrum salicaria, Punica. Na fase da metamorfose constrói um frágil casulo de seda preso a uma folha da planta hospedeira, ou então, debaixo da vegetação ou folhas mortas existente no solo.








. Observação importante: Á noite é atraída pela luz artificial.







Sem comentários:

Enviar um comentário