Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de abril de 2015

TRÁFICO DE BORBOLETAS


. Polícia de Palmeira apreende 1136 borboletas traficadas no estado do Paraná, Brasil.



. Uma denúncia anónima resultou na apreensão de 1136 borboletas na manhã do passado dia 27 de Março 2015, na Campestre de Vieiras, localidade de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná.
A operação foi feita pela Polícia Ambiental após a denúncia de que várias pessoas estavam a capturar e a comercializar insectos ilegalmente. Segundo o comandante da operação, os insectos seriam traficados para estados vizinhos. Junto com os insectos também foram apreendidas armas de fogo, munições e instrumentos de caça.
Ás 06:10h da manhã, com mandados de busca e apreensão, os polícias revistaram várias casas de Campestre Vieiras, e encontraram as borboletas que seriam traficadas em duas residências. Três pessoas foram presas por comercialização ilegal e posse de arma de fogo. Os insectos foram entregues pela delegacia de Palmeira ao Instituto de Criminalística, onde mais tarde serão utilizadas para futuros estudos.






TREZE MIL BORBOLETAS MORTAS NO PARQUE NACIONAL, EM SANTA CATARINA.


. Outro crime ambiental ocorreu no ano passado em 2014, no Parque Nacional (PARNA), na Serra do Itajaí, em Santa Catarina, com a apreensão de mais de 13 mil borboletas mortas. A operação denominada de "Caderno Vermelho" reuniu 27 agentes dos estados de Roraima, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na região, e 5 pessoas foram autuadas. Estas pessoas foram responder por crime ambiental, além de pagar uma multa de no mínimo de R$ 500 reais por animal apreendido.

Este parque tem sido alvo constante de traficantes que o invadem para cometer crimes ambientais, capturando insectos e outros animais.



São notícias muito tristes! Em pleno século XXI o tráfico de espécies vivas e mortas ainda prevalece. Até quando, estes belos insectos e animais terão que pagar este preço por causa da sua beleza e exotismo...!?


Nota: (Lembro que o tráfico de borboletas, bem como a sua comercialização ilegal é crime ambiental, e configura na Lei 9605/98.

Neste caso, a pena para o crime ambiental é de um mês a 5 anos de prisão, mas pode triplicar devido á comercialização ilegal dos insectos).





Sem comentários:

Enviar um comentário