Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de abril de 2015

CYMBALOPHORA PUDICA - (Esper, 1784)



. Características: Esta bonita borboleta nocturna pertence á família Erebidae. O padrão de cor das suas asas é branco com manchas triangulares pretas. As asas posteriores são igualmente brancas ou levemente rosadas, com pequenas manchas pretas, que podem variar de tamanho ou quantidade de indivíduo para indivíduo. O seu abdómen possui um tom vermelho-rosado intenso, com faixas transversais negras, e o seu tórax possui um manto felpudo de pêlo. As fêmeas são idênticas aos machos, no entanto, estas são ligeiramente maiores, possuindo um tom de cor mais rosado e apresentando um maior número de manchas nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 3,7 cm e os 4,3 cm de comprimento.



. Habitat: Habita em lugares quentes e secos como encostas rochosas, pradarias e pastagens. Distribuindo-se pelo Sul da Europa e Norte de África. 


. Período de voo: Voa desde Agosto até meados de Outubro, em duas gerações.










. Alimentação: A lagarta é muito peluda com pêlos pontiagudos de cor acastanhados ou acinzentados que saem de pequenas protuberâncias redondas e escuras que possui ao longo do corpo. Alimenta-se de pequenas herbáceas como; Dente-de-Leão (Taraxacum officinale), Plantago, Brachypodium, Festuca, entre outras. A lagarta hiberna num casulo de seda até meados de Maio, depois transforma-se em crisálida dentro do casulo no solo, onde permanecerá durante os meses quentes de Verão e só irá eclodir entre Agosto e Setembro.







. Observação importante: O número de manchas nas asas posteriores pode variar de indivíduo para indivíduo. Á noite são atraídas pela luz artificial.






3 comentários:

  1. Olá Fernando!
    Como sempre adorei a publicação! Neste momento estou a criar uma lagarta desta espécie. Mas tenho uma dúvida, ela ainda irá "hibernar" no tal casulo de seda até maio? É que ela continua a comer e a mexer-se como o normal e não tem nenhum casulo de seda... Adeus e desde já obrigado! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigado pelo comentário! Não sei se a estás a criar dentro de casa com temperatura mais elevada do que no exterior, pois isso acelera o seu desenvolvimento. O seu estado de hibernação pode ocorrer em zonas mais frias ou em países mais a norte da Europa, por isso vamos a ver...Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim está dentro de casa deve ser por isso que não hiberna! Obrigado! :)

      Eliminar