Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de janeiro de 2015

BHUTANITIS LIDDERDALII - (Atkinson, 1873)



. Características: Conhecida vulgarmente por «Glória do Butão», este belo e exótico lepidóptero pertence á família dos Papilionideos (Papilionidae). Possui longas asas anteriores arredondadas, de cor preto fosco acinzentado, com várias linhas de cor branco-creme onduladas e desenhadas na vertical. As posteriores são idênticas, exibindo três ou quatro caudas alares nas suas extremidades, onde possui uma mancha vermelho escura-alaranjada, com três lúnulas negro-azuladas com o núcleo branco. O seu abdómen é igualmente listrado. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, a fêmea possui as asas anteriores mais largas que o macho. A envergadura varia entre os 10 cm e os 11 cm de comprimento.



. Habitat: Tem por hábito passar grande parte da sua vida na copa das árvores a esvoaçar em círculos, deixando-se cair por vezes lentamente como uma folha ao vento, sempre com um voo imprevisto. Nos dias nublados ou com chuva, fica pousada na folhagem escondida, com as asas anteriores descaídas e sobrepostas sobre as posteriores, ocultando assim a zona colorida para desviar a atenção de predadores. Esta espécie é encontrada no norte da Índia, norte da Birmânia, Butão, oeste e sudoeste da China, e do norte da Tailândia. Em zonas de florestas e vales montanhosos até aos 2700 metros de altitude.


. Período de voo: Voa de Maio a Outubro em duas gerações.










. Alimentação: As lagartas alimentam-se de espécies de Aristolochia (Aristolochiaceae) incluíndo; Aristolochia griffitchii, A. kaempferii, A. mandshuriensis, A. shimadai e A. debilis.


. Nota do administrador do blog: (Devido a haver pouca documentação acerca desta espécie e por ser considerada rara, não me foi possível exibir aqui as fotos da lagarta e crisálida).









. Observação importante: Trata-se de uma espécie ameaçada. A perda de habitat devido ao abate excessivo de florestas, os incêndios florestais e a venda ilegal destes insectos para coleccionadores sem escrúpulos, fazem deste magnífico lepidóptero uma espécie em risco.

Uma curiosidade sobre esta espécie é que a borboleta exibe um odor agradável através do seu corpo e asas, permanecendo mesmo alguns dias após a sua morte.








Sem comentários:

Enviar um comentário