Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de dezembro de 2014

STAUROPHORA CELSIA - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto inconfundível, esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). É uma borboleta vistosa e dificilmente se confunde com qualquer outra espécie. Possui nas asas anteriores extensas manchas verdes, irregulares, num fundo de cor castanho. As asas posteriores são castanho-acinzentadas, mais claras na zona basal e nas margens internas. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 3,8 cm e os 4,6 cm de comprimento.



. Habitat: Encontra-se distribuída isoladamente nas zonas de clima temperado. Prefere terrenos arenosos e calcários. Florestas mistas de folha caduca, florestas de coníferas, regiões pantanosas, clareiras e atalhos. Em toda a Europa Central.


. Período de voo: De Setembro a Outubro, numa geração.









. Alimentação: Depois dos ovos serem postos em gramíneas no final do Outono, estes hibernam. Eclodindo no ano seguinte, no início de Junho. As lagartas são de cor branco-sujo, com vários pontos pretos espalhados pelo corpo. Vivem no solo, protegidas pelos caules e raízes das plantas herbáceas. Alimentam-se de Calamagrostis epigejos, Deschampsia cespitosa, Nardus stricta e Anthoxanthum odoratum. Na fase da metamorfose constroem um frágil casulo de seda entre a vegetação, junto ao solo.







. Observação importante: As manchas verdes das asas anteriores podem variar em extensão em alguns indivíduos.






Sem comentários:

Enviar um comentário