Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de novembro de 2014

OPHIUSA TIRHACA - (CRAMER, 1773)



. Características: Esta vistosa borboleta nocturna pertence á família dos Noctuideos (Noctuidae). Distingue-se por ter as asas anteriores de cor verde, recortadas por uma larga faixa de cor castanha nas suas extremidades. Possui ainda duas pintas grandes de cor castanha no centro das asas. As asas posteriores são amarelas, com uma faixa transversal castanho-escura ou negra. O abdómen é igualmente amarelo. A fêmea é ligeiramente maior que o macho e possui as faixas transversais das asas posteriores mais largas. A sua envergadura varia entre os 5 cm e os 6,4 cm de comprimento.



. Habitat: Clareiras e orlas de florestas com árvores de grande porte existentes em zonas secas. No Sul da Europa, África, Austrália e partes do Sul da Ásia.


. Período de voo: Desde fins de Março até Outubro, em duas gerações.












. Alimentação: A lagarta possui uma excelente camuflagem, tornando-se muito difícil de encontrar entre os ramos da sua planta hospedeira, pois assemelha-se a estes. Alimenta-se de Pistacia lentisco, Pistacia terebinthus, Cotinus coggygria, Rhus coriaria, Rhus cotinus, Cistus, Eucalyptus, Osyris, Viburnum e Pelargonium. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda entre a folhagem da planta hospedeira.






. Observação importante: É uma espécie que está a ficar ameaçada e a tornar-se cada vez mais rara em certas partes da Europa.






Sem comentários:

Enviar um comentário