Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de outubro de 2014

DIACRISIA SANNIO - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família Erebidae e possui diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui as asas de cor amarelo pálido, com uma linha de cor rosada em toda a sua margem, e uma pinta negro-rosado no centro de cada asa. As asas posteriores são igualmente amareladas com uma faixa negra e uma pinta também negra no centro de cada asa. Por sua vez a fêmea é de tons mais escuros, possuindo as asas de cor amarelo-torrado, com uma pinta mais ténue no centro de cada asa anterior. As posteriores são negras com uma faixa amarelo-torrada. O seu abdómen é igualmente negro com riscas amarelo-torrado entre os segmentos.
Ao contrário da maioria dos outros lepidópteros, o macho neste caso é maior que a fêmea. A sua envergadura varia entre os 3,8 cm e os 4,5 cm de comprimento.



. Habitat: Orlas de florestas, florestas escarpadas, clareiras húmidas de bosques, prados pantanosos, várzeas. Até aos 2400 metros de altitude. Em toda a Europa e Ásia, até ao Japão.


. Período de voo: De Junho a Agosto em duas gerações. Esta espécie é activa tanto de dia como de noite, especialmente o macho.
















. Alimentação: A lagarta é peluda, castanha-escura, com uma risca tracejada branca e laranja ao longo do seu dorso. Alimenta-se de várias herbáceas como Galeopsis, Taraxacum, Plantago, Galium, Calluna, Cirsium arvense, urtica, Hieracium umbelattum

Transforma-se em crisálida no solo, onde constrói um casulo de seda pouco resistente.









. Observação importante: Outrora mais frequente, está-se a tornar cada vez mais rara e isolada. Tanto pela perda de habitat, como pelo hábito de voar pouco, não se misturando assim com outros indivíduos da sua espécie.








Sem comentários:

Enviar um comentário