Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 10 de agosto de 2014

IDEOPSIS GAURA PERAKANA - (Horsfield, 1829)



. Características: Esta borboleta maravilhosamente marcada pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas anteriores e posteriores são brancas, com nervuras pretas, e sarapintadas de pequenas manchas pretas. A face inferior é idêntica. Ambos os sexos são idênticos, embora a fêmea possua as asas anteriores mais arredondadas que as do macho. A sua envergadura varia entre os 8 cm e os 9 cm de comprimento.




. Período de voo: Voa quase todo o ano desde Novembro até Julho, em várias gerações.


. Habitat: Pode ser encontrada nas florestas tropicais, elevações de encostas com arbustos floridos etc. No Sudeste Asiático, (Indonésia, Timor Leste, etc).







. Alimentação: A lagarta é preta e branca entre os segmentos do corpo. Possui também quatro tubérculos, dois perto da cabeça e outros dois no penúltimo segmento do corpo de onde saem dois longos apêndices. A lagarta alimenta-se de Melodinus laevigatus, planta da família Apocynaceae, de Hoya carnosa e de Hoya erythrina. Na fase da metamorfose a lagarta faz a pupação na planta hospedeira, onde a crisálida fica suspensa de cabeça para baixo.






. Observação importante: Esta espécie é mimética da Graphium delessertii, ou seja, tenta imitar outra espécie com o padrão de cor das asas idêntico.






Sem comentários:

Enviar um comentário