Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de julho de 2014

NOCTUA PRONUBA - (LINNAEUS, 1758)



. Características: É uma borboleta relativamente comum, e pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As asas anteriores são bastante variáveis, indo do castanho-claro ou ocre, até ao castanho-escuro. Apresenta também duas pequenas manchas anelares reniformes. As asas posteriores são amarelas com uma faixa marginal preta. A sua envergadura varia entre os 5 cm e os 5,8 cm de comprimento.





. Habitat: Podemos encontra-la nas orlas das florestas, jardins, parques, prados e pântanos, até aos 3000 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia e Norte de África.


. Período de voo: Voa de fins de Maio a Setembro, em várias gerações. 












. Alimentação: A lagarta é verde ou acastanhada, com duas linhas tracejadas de cor preta ao longo da zona dorsal. É considerada uma espécie nociva, pois causa danos nas hortas e jardins. A lagarta hiberna e nos dias de Inverno mais amenos pode interromper a hibernação para se alimentar. Alimenta-se de várias plantas como gramíneas e hortícolas, entre as quais; alface, tomate, espinafre, cenoura, beterraba, brassica, dália, gladíolo, plantago, poaceae, prímula, dente-de-leão (Taraxacum), allium, crisântemo entre outras. Na fase da metamorfose enterra-se no subsolo onde irá pupar.








. Observação importante: É uma espécie nociva pois causa danos nas hortas e jardins. Por vezes desloca-se em grandes números e é atraída pela luz artificial. 







2 comentários:

  1. Olá Fernando! Fico bastante feliz pela sua visita ao meu blog. Venho desde já dizer que o seguia à bastante tempo, sempre fiquei fascinado pelas fotos e não só, pela sua perspicácia e dedicação à natureza!
    Contudo uma vez que mudei de computador, perdi os meus favoritos, aonde se encontrava o seu blog, e felizmente, voltou a aparecer!
    Fico encantado com cada publicação sua, e expecialmente de também mostrar o processo todo dos Lepidoptera!
    Obrigado e continue!

    ResponderEliminar
  2. Fico contente em saber que já conhecia e seguia o meu blog. Muito obrigado pelos elogios e ainda bem que o voltou a encontrar! Abraço!

    ResponderEliminar