Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de julho de 2014

DESFLORESTAÇÃO NA AMAZÓNIA AUMENTA 358% SEGUNDO DADOS DO IMAZON



. Segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia (Imazon), que indica tendências e alertas de desflorestamento, em Junho deste ano (2014), a destruição de florestas foi 358% maior do que o registado no mesmo mês do ano passado. Com isso foram perdidos 843 quilómetros quadrados de mata, o equivalente a 84,3 mil campos de futebol.
O maior avanço aconteceu nos estados do Acre, onde houve aumento de 262%, e em Roraima, que registou 254% de crescimento. Estas são as regiões da Amazónia que estiveram menos cobertas por nuvens no período, o que permitiu ao SAD a visualização de áreas maiores, possibilitando ao sistema identificar desflorestamentos que antes estavam "encobertos". O SAD detectou ainda, o aumento de desflorestamento no Amazonas (18%) e em Rondônia (13%).
A situação ainda é mais grave pois, de acordo com o Imazon, mais de 25% dos alertas de desflorestação ocorreram dentro de Unidades de Conservação (UCs). É importante ressaltar que o SAD faz um levantamento preliminar, que visa sinalizar as autoridades sobre possíveis focos de desflorestação, para serem verificados no local. O sistema usa como base imagens de satélite com baixa resolução, que identificam apenas devastações maiores que 25 hectares. Levando em conta que historicamente mais de 60% da desflorestação bruta na Amazónia é realizada em pequenas áreas espalhadas por todo o seu território, a situação no terreno costuma a ser ainda mais grave do que apontam os dados do SAD, o que é comprovado pelos números do Projecto de Monitoramento do Departamento na Amazónia Legal (Prodes), sistema oficial de monitoramento de desmatamento que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente divulga anualmente.






. Fascínio e Destruição

. Segundo declarações do Greenpeace:


" Em 1999 chegamos á Amazónia para investigar a exploração ilegal de madeira. Não saímos mais. Depois de muitas pesquisas e ameaças de morte, continuamos em campo. Aliados ás comunidades locais, identificamos áreas sob pressão de desmatamento e denunciamos os responsáveis. Lutamos para que a produção de gado e soja, os maiores vectores de devastação, parem de avançar sobre a floresta. Em 2014, voltamos a tratar do tema da exploração ilegal de madeira denunciando as fraudes no sistema que controla o sector..." Afirmou a organização ambiental!




. Membros do Greenpeace interagindo.




. Hoje a sociedade civil alcançou uma marca muito importante: 1 milhão de assinaturas pedindo o fim do Desmatamento Zero no Brasil. Esse marco é um sinal de que o povo quer mudanças no que diz respeito ás questões ambientais.







. As florestas são responsáveis por conservar a biodiversidade, a estabilidade climática e os valores culturais. Vamos lutar por um mundo melhor, mais verde e mais limpo. Vamos salvar o pulmão da Terra antes que seja tarde demais....








3 comentários:

  1. Adorei esse site, fotos e musica..tenho trabalho de new age sou musico tb...parabéns..vou deixar aqui meu trabalho de publicidade ok...Dicas para os apaixonados(as) por relógios>>As melhores lojas no Brasil de replicas de relogios famosos importados com frete grátis a pronta entrega. Replicas com qualidade premium aaa, masculinos e femininos. Relogios Famosos tipo Rolex, tage heuer, hublot, bvlgari, diesel e varios outros. Relogios Famosos , Replicas de Relogios Importados , Replicas de Relogios invicta Dourado , Replicas de Relogios de Luxo, Replicas de Relogios Veja tambem Bolsas femininas famosas em: Replicas de Bolsas e Replicas de Roupas
    Nossos sites:
    www.replicasderelogiosfamosos.eco.br www.replicasderelogiosfamosos.com.br
    www.replicaserelogiosfamosos.eco.br

    ResponderEliminar
  2. Adorei este site e estou a elaborar um flyer sobre este tema.... e este site foi uma bela ajuda para percebermos melhor o que está a acontecer ao nosso planeta e a fazer com que as pessoas não continuem a ser tão ignorantes sobre este tema. OBRIGADA!!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado! Ainda bem que há pessoas que entendem e se preocupam em preservar o mundo em que vivem, pois é o único que temos, e sem ele nós não sobreviveríamos...

    ResponderEliminar