Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de junho de 2014

METAMORFOSE EM 3D : DE CRISÁLIDA A BORBOLETA



. Pela primeira vez, cientistas produziram imagens em 3D da metamorfose de uma crisálida passando para o estado de borboleta. O processo era normalmente estudado através de dissecação, técnica em que os cientistas pegam num grupo de insectos da mesma idade e disseca individualmente, para ver as mudanças de anatomia interna em diferentes estágios de metamorfose. Esta técnica não só é destrutiva como também pode não apresentar um relato exacto de desenvolvimento do insecto.
Desta vez, os pesquisadores estudaram o fenómeno por tomografia computorizada. Esta forma de tomografia computorizada de alta resolução (micro-TC) só foi desenvolvida na década de 80, e só se tornou amplamente disponível na última década ou pouco mais, como scanners mais baratos e com poder de computação melhor.
Trata-se de um exame típico de TC que vai dar uma "fatia" 2D de um objecto 3D. Mas os cientistas podem reconstruir imagens 3D utilizando milhares de radiografias e colocando-as em conjunto com o software de computador. Um dos maiores desafios da utilização desta técnica em insectos é descobrir como não matá-los com toda a radiação necessária.
A equipa começou a realizar inicialmente scanners de meia hora na crisália ou (pupa, o está estágio intermédio entre larva e adulto) da espécie Vanessa cardui. Ao mexer com o software e com as posições dos insectos no scanner, a equipa finalmente conseguiu reduzir o tempo para 15 minutos. Eles também foram capazes de reduzir o número de radiografias necessárias para tornar as imagens 3D de alta qualidade. Para o estudo, os pesquisadores analisaram 9 espécimes de Vanessa cardui em crisálida durante um período de 16 dias. Examinaram pupas diferentes em dias diferentes, reduzindo assim ainda mais a exposição á radiação.
Todos os insectos parecem desenvolver-se normalmente, no entanto, aqueles que passaram pelo scanner nos primeiros dias da experiência, não podiam sair da sua crisálida. Eles tendem a amadurecer plenamente na crisálida, mas são muito fracos para eclodir no final. Parece que a maioria dos danos da radiação é feita logo no início, embora seja apenas uma especulação..!



. A partir das imagens 3D reconstruídas, a equipa descobriu que a ideia geral de desenvolvimento das crisálidas a que os cientistas já haviam chegado , estava correta. A técnica de tomografia computorizada que eles desenvolveram tem uma série de implicações importantes. No lado biológico das coisas, o método poderia ajudar os cientistas a entender os efeitos que os pesticidas têm sobre o desenvolvimento dos insectos (principalmente as abelhas), e descobrir como as mutações genéticas afectam a anatomia de organismos-modelo, e melhorar a entomologia forense. A técnica de digitalização rápida também pode afectar a indústria, pois pode ser utilizada para encurtar o tempo que uma empresa leva para detectar defeitos por exemplo; em partes de automóveis.

Assista aos vídeos sobre esta técnica.










3 comentários: