Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de junho de 2014

ARCTIA FESTIVA - (Hufnagel,1766)


. Características: De aspecto robusto e pesado, esta borboleta pertence á família Erebidae. As asas anteriores possuem grandes manchas e faixas negras e brancas. As asas posteriores são vermelhas possuindo também grandes manchas negras. Estas manchas podem variar de tamanho de indivíduo para indivíduo. O macho possui antenas pectinadas. A fêmea é ligeiramente maior que o macho, e possui as manchas das asas ligeiramente maiores que este. O seu corpo é igualmente vermelho e negro. A sua envergadura varia entre os 4,5 cm a 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita principalmente em áreas rochosas como campos rupestres ou de terra arenosa. Na montanha vai até aos 1200 metros de altitude. É uma espécie que gosta de calor e distribui-se pelo Sul da Europa, Ásia Central e América Central.

. Período de voo: Voa de Maio a princípios de Julho, numa geração.







. Alimentação: A lagarta é muito peluda, com longos pêlos de cor branco-amarelados, tornado-se castanho-alaranjados na zona lateral do corpo. Alimenta-se de várias plantas como Achillea, Thymus, Euphorbia, Plantago, Taraxacum, Cynoglossum, Artemisia, Rumex, Cirsium, Daucus carota, Alchemilla millefoli. Na fase da metamorfose constrói um casulo de seda no solo. A lagarta hiberna. 




. Observação importante: Esta espécie pode variar de indivíduo para indivíduo no que diz respeito ao tamanho das manchas das asas. Em certos países esta espécie tornou-se rara devido á destruição do seu habitat. Quer pela construção de habitações ou pela agricultura intensiva. Na Alemanha está praticamente extinta.







Sem comentários:

Enviar um comentário