Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de maio de 2014

COMPOSIA FIDELISSIMA - (Herrich-Schaffer, 1866)



. Características: De aspecto idêntico ao de uma borboleta diurna, esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são azuis-escuras metalizadas, com pequenas manchas brancas, apresentando também três pintas vermelhas junto á nervura costal da zona exterior das asas e junto ao corpo. As asas posteriores são igualmente azuis-escuras com reflexos metálicos e com uma fila de pequenas manchas brancas ao longo das suas extremidades. O seu corpo é igualmente azul metalizado com pequenas pintas brancas na zona do tórax, e na face inferior do abdómen é todo listrado de branco. A sua envergadura varia entre os 5 a 6,5 cm de comprimento.



. Habitat: Pode ser encontrada no Sul da Flórida, E.U.A e Índias Ocidentais, incluindo Cuba.


. Período de voo: Durante quase todo o ano, em várias gerações.







. Alimentação: A lagarta é de cor vermelho-rosado, apresentando pequenas protuberâncias de cor azul-escuro de onde saem vários pêlos espinhosos. Alimenta-se de Cynanchum scoparium, Cana valia, Nerium e Echites. Na fase da pupação constrói um frágil casulo composto por alguns fios de seda que prende entre a vegetação.






. Observação importante: Esta borboleta nocturna é uma das espécies que pertence ao grupo das que também voam de dia. O padrão colorido das suas asas por vezes confundem-na com uma diurna. No entanto, se observarmos com atenção, poderemos notar a diferenças.

Tanto os adultos como as lagartas são tóxicos, por isso os predadores evitam-nas. O seu padrão colorido é um aviso para os predadores.








1 comentário:

  1. Olá
    Era para dizer que gostei muito desta publicação e para sugerir uma borboleta para o próximo domingo Mimas Tiliae eu gostava que coloca-se esta pois nasceu-me hoje um casulo desta espécie e queria ficar a saber mais sobre ela!
    Adeus!

    ResponderEliminar