Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PERICALLIA MATRONULA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta espécie é uma das maiores da sua família, e pertence á família Erebidae. As asas anteriores são castanho-escuras, apresentando pequenas manchas de cor branca ou bege ao longo das suas margens exteriores. As asas inferiores são amarelas, com manchas de cor negra. O corpo da borboleta é de cor vermelha com pequenos traços de cor negra. A fêmea é ligeiramente maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 8 a 8,5 cm de comprimento.



. Habitat: Encostas rochosas, florestas mistas com cursos de água como rios, lagos, prados soalheiros etc. Na Europa e Ásia até aos 1200 metros de altitude.


. Período de voo: Voa de Junho a Julho numa geração.
















. Alimentação: A lagarta é castanha e muito peluda. Alimenta-se de Lonicera, Hieracium, Vaccinium, Fraxinus, Corylus, Quercus, Prunus padus, Taraxacum, Vaccinium, Sambuca, Rubus, Salix, Ligustrum, Forsythia, Urtica. A lagarta hiberna. Para se transformar em pupa a lagarta constrói um casulo entre a vegetação.








. Observação importante: Esta espécie está-se a tornar cada vez mais rara, e por isso encontra-se ameaçada. Na Alemanha está quase extinta devido á perda de habitat, mudanças climáticas, entre outros factores.









2 comentários:

  1. Gostei muito! Acho a borboleta muito bonita! Queria também perguntar se no domingo vai haver novamente publicação ou se só haverá publicação daqui a uma semana?
    Adeus e Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Realmente esta espécie é muito bonita! É pena que se esteja a tornar cada vez mais rara. A próxima que irei publicar é tão bonita ou mais que esta. Quanto á nova publicação, provavelmente só daqui a uma semana. Mas entretanto, poderás dar uma vista de olhos na nova página que criei, no menú do topo do blog, "ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO". Fica bem, e uma Boa Páscoa!

    ResponderEliminar