Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de abril de 2014

HYPHORAIA AULICA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são castanhas, com pequenas manchas de cor bege. As asas posteriores são amarelas-alaranjadas, com grandes manchas de cor negra. Possuem também no abdómen umas barras de cor negra. As fêmeas possuem o tom de cor das suas asas ligeiramente mais claro que as dos machos, e são ligeiramente maiores que estes. A sua envergadura é de 3,5 a 4 cm de comprimento.



. Habitat: Clareiras e orlas de florestas secas, também prados ensolarados. Em toda a Europa e Ásia.


. Período de voo: Voa de Maio a Julho. Em anos favoráveis dá-se uma segunda geração.












. Alimentação: A lagarta é preta e muito peluda, possuindo tufos de pêlos de cor acastanhados no corpo. Alimenta-se de Achillea millefolium, Hieracium caespitosum, Euphorbia, Knautia arvenses, Taraxacum officinale, Rubus, Galium, Rumex ect. A lagarta hiberna. Na altura de se transformar em pupa, a lagarta constrói um casulo entre a vegetação ou rebordo de um muro.










. Observação importante: As manchas das asas variam de indivíduo para indivíduo. As borboletas possuem um sabor desagradável e as aves insectívoras evitam-nas. 








5 comentários: