Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 30 de março de 2014

SPILOSOMA MENTHASTRI - (Denis & Schiffermuller, 1775)



. Características: É uma espécie de cor branca com pintas negras distribuídas irregularmente na face superior das asas anteriores. As asas posteriores são igualmente brancas com duas ou três pintas também de cor negra. Possui na zona superior central do abdómen uma faixa de cor amarela com várias pintas pretas que caracterizam esta espécie. Pertence á família Erebidae, e a sua envergadura é de cerca de 3,5 a 4 cm de comprimento.




. Habitat: Regiões saibrosas abandonadas, terrenos baldios, orlas de bosques, campos etc. Em toda a Europa e Ásia. Nos Alpes até aos 1600 metros de altitude.


. Período de voo: Voa de Maio a Julho. Em anos favoráveis voa em Agosto uma 2ª geração geralmente incompleta. É activa á noite.










. Alimentação: A lagarta é muito peluda, de cor castanho-escura quase negra, com uma linha amarelo-alaranjado na zona dorsal do corpo. Alimenta-se de várias herbáceas como Dente-de-Leão, Plantago, Urtiga, Lâmio, etc. A lagarta constrói um casulo de cor acastanhado, onde utiliza os pêlos do seu corpo para o forrar.







. Observação importante: Quando se sentem ameaçadas deformam o corpo abrindo as asas e fazendo ressaltar a sua vistosa faixa amarela do abdómen, afugentando assim os seus inimigos naturais. Quando isso não resulta, optam por libertar um odor nauseabundo fazendo com que as aves as achem pouco saborosas. Ou ainda fazem-se passar por mortas, não se mexendo e permanecendo caídas e com as patas dobradas.







Sem comentários:

Enviar um comentário