Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 2 de março de 2014

RHYPARIA PURPURATA - (Linnaeus, 1758)


. Características: De aspecto inconfundível, esta borboleta nocturna pertence á família dos Arctídeos (Arctiidae). As asas anteriores são de cor amarelo-pálido tipo (cor palha), cobertas por numerosas pintas pretas. As asas posteriores são dum vermelho-vivo com pequenas manchas pretas. A sua envergadura varia entre 4,5 a 5 cm.





. Habitat: Em toda a Europa, em lugares quentes e secos. Aparece sobretudo a Sul dos Alpes, e no Norte surge isoladamente. Também na Ásia Central.

. Período de voo: Voa de Junho a Julho, numa geração.




. Alimentação: As lagartas são castanhas e muito peludas, cobertas por pêlos de cor amarelada principalmente na zona dorsal. Possuem também uma linha tracejada de cor branca na zona dorsal do corpo. Alimentam-se de várias plantas, por isso são polífagas. Entre elas estão a Tanchagem, amoreiras, amor-de-hortelão, urze etc... Transformam-se em crisálida no solo onde constroem um casulo. As lagartas hibernam.





. Observação importante: As fêmeas possuem antenas filiformes, enquanto os machos possuem antenas pectinadas.






Sem comentários:

Enviar um comentário