Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de março de 2014

PHRAGMATOBIA FULIGINOSA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Pertencendo á família Erebidae, é uma das borboletas nocturnas mais vulgares do seu grupo. As asas anteriores são de um castanho muito bonito, tipo cor de canela, com uma ou duas pintas pretas no centro. As posteriores são de um vermelho-rosado, com manchas pretas que variam de exemplar para exemplar. O seu corpo também exibe o tom vermelho com pintas pretas. Possui uma envergadura que não vai além dos 3,5 cm.



. Habitat: Orlas de florestas, pastagens, prados, até aos 3 mil metros de altitude. Em toda a Europa e América-do-Norte.


. Período de voo: Voa de Abril a meados de Agosto em duas gerações. É activa á noite.










. Alimentação: A lagarta é muito peluda e de cor castanha. Alimenta-se de Lâmio (Lamium), Dente-de-Leão (Taraxacum), Urtiga (Urtica), Plantago, entre outras espécies herbáceas. A lagarta hiberna e após o período de hibernação, esta transforma-se em crisálida no meio dos arbustos, nos ramos das árvores, ou nas fendas das árvores. Para isso constrói um casulo mole e acastanhado que constrói com os pêlos do seu corpo.







. Observação importante: Tanto a borboleta como a lagarta não são comestíveis para as aves insectívoras. Se uma ave jovem ou inexperiente tentar comer uma desta borboletas, não voltará a repetir a experiência. A borboleta sabe tão mal que a ave é obrigada a vomitá-la.









3 comentários:

  1. Muito boas informações e um excelente trabalho!!!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, João! Ainda bem que gostaste! Foi pura coincidência em eu publicar esta espécie, na mesma altura em que nasceu a tua. Pois eu já tinha decidido documentar esta espécie. De qualquer forma obrigado pelo comentário, e até breve! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Apareceu uma dessa na minha varanda, só que tem as patas mais grossas e é bem peluda... ela é venenosa?

    ResponderEliminar