Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de março de 2014

ARCTIA VILLICA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta bela borboleta nocturna pertence á família dos Arctídeos (Arctiidae). Possui as asas anteriores de cor negra, com grandes manchas brancas. As asas posteriores são amarelas com pintas e manchas pretas no rebordo. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6 cm de comprimento.







. Habitat: Habita em locais quentes e secos, com muitas flores e matagais. Em toda a Europa Meridional e Central. A norte dos Alpes, apenas de forma local em zonas de clima temperado. Também no Norte de África, até aos 1500 metros de altitude.


. Período de voo: Voa de Maio a Julho numa geração.











. Alimentação: A lagarta é parecida com a da "Arctia caja", de cor castanho-escura ou preta, com tufos de pêlos compridos igualmente de cor castanho. A cabeça e as patas são de cor castanho-avermelhado. É polífaga, alimentando-se de várias plantas herbáceas como Lamium album, Stellaria, Lactuca ssp, Plantago, Achillea, Taraxacum, Centaurea, Fragaria, Urtica.
A lagarta constrói um casulo no solo onde se transforma em crisálida. A lagarta hiberna.







. Observação importante: No Norte está ameaçada de extinção devido á perda de habitat, ao contrário do Sul dos Alpes que ainda é relativamente comum. O padrão negro e branco das asas anteriores é variável em certos indivíduos.









6 comentários:

  1. Olá João! Vejo que fizeste uma pequena correção no nome da família a que pertence esta borboleta. Mas o nome não é "Arctiidae"? Sempre conheci este grupo de borboletas por Arctídeos. Mesmo pesquisando na internet, o nome permanece o mesmo. Será que o nome mudou !? Por favor esclarece-me...! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Já a algum tempo que houve uma pequena mudança nestas famílias, antes existia a familia arctiidae e erebidae, agora só existe erebidae :) e no caso desta trocou de família!!
    Abraço, (eu não sou a pessoa indicada para explicar isto) mas tentei.... !!

    ResponderEliminar
  3. De qualquer forma obrigado, por tentares esclarecer-me este pequeno pormenor! Eu não sabia! Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Qual o peso da borboleta?
    E o tempo de vida?

    ResponderEliminar
  5. Provavelmente poucas gramas e duas ou três semanas de vida, dependendo de vários factores (predadores, alterações climáticas etc)

    ResponderEliminar