Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PANAXIA DOMINULA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Arctídeos (Arctiidae). Possui as asas anteriores de cor negra, com reflexos metálicos azulados, e manchas brancas e amarelas. As asas posteriores são de tons vermelho-alaranjado com manchas negras. Possui uma envergadura de cerca de 5,5 cm.






. Habitat: Habita locais húmidos como zonas ribeirinhas, clareiras de bosques com rios e outros locais onde se desenvolvam framboesas e urtigas. Em toda a Europa e Ásia.


. Período de voo: Voa de Junho a Julho, numa geração.








. Alimentação: As lagartas alimentam-se de várias plantas como a orelha-de-rato (Myosotis), urtiga (Urtica), Lâmio (Lamium), ranúnculos (Ranunculus), silvas e madressilvas. As lagartas são negras com pequenas manchas amarelas e brancas, e revestidas por pêlos também de cor amarelados. A pupação ocorre no solo onde a lagarta constrói um pequeno casulo. A lagarta hiberna.







. Observação importante: Parecida com a «Panaxia quadripunctaria», esta espécie possui uma espiritrompa muito grande que serve para sugar o néctar. Esta característica permite distingui-la facilmente dos outros Arctídeos, que possuem a armadura bucal atrofiada.





video




Sem comentários:

Enviar um comentário