Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de janeiro de 2014

PANAXIA QUADRIPUNCTARIA - (Poda, 1761)



. Características: Pertence á família dos Arctídeos (Arcttiidae) e a sua envergadura varia entre 5 a 5,5 cm. As asas anteriores são negras com riscas amarelo-creme, enquanto as asas posteriores são vermelho-alaranjadas com pequenas manchas pretas.








. Habitat: Encontra-se em zonas montanhosas com solo calcário, encostas rochosas e escarpadas. Apesar de frequentar vales secos e quentes, aparece também em zonas ribeirinhas, como margens de ribeiros e pântanos de densa vegetação. Na Europa Central e Ásia.


. Período de voo: De Junho a Agosto, numa geração.












. Alimentação: As lagartas são negras com riscas em forma de pequenas manchas de cor amarelada nas zonas lateral e dorsal do corpo. Apresenta também numerosos espinhos e pequenas protuberâncias de cor alaranjada. Alimentam-se de lâmio, urtigas e onográceas. Na Primavera alimentam-se também de aveleiras e framboesas. Faz a pupação num casulo enrolado numa folha ou no solo. A lagarta hiberna.








. Observação importante: Durante o dia permanece pousada em locais abrigados e sombrios. Ao menor sinal de perigo levanta voo revelando as asas posteriores luminosas que confundem o inimigo. Outrora frequente, o seu número tem vindo a diminuir.








Sem comentários:

Enviar um comentário