Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de dezembro de 2013

LYMANTRIA DISPAR - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por «traça-cigana» ou «lagarta-do-sobreiro», esta borboleta pertence á família dos Limantrídeos (Lymantriidae). Possui um acentuado dimorfismo sexual. O macho é escuro, de cor acastanhado, com finas linhas serrilhadas e manchas nas margens das asas. Possui também grandes antenas bipectinadas que utiliza para encontrar parceira. A fêmea por sua vez é maior que o macho, apresentando asas claras, branco-creme, finamente listradas e com pequenos pontos pretos nas suas extremidades. O abdómen é mais volumoso comparado com o do macho que é mais delgado. A sua envergadura é de 3,5 a 4 cm nos machos e 4,5 a 5,7 cm nas fêmeas.


. Habitat: Zonas com árvores de folha caduca, de toda a Europa Central e do Sul, Norte de África e América do Norte.

. Período de voo: Voa de Junho a Agosto.







Alimentação: As lagartas são muito peludas com várias protuberâncias circulares sobre o dorso de cores azuis e vermelhas. Alimentam-se de árvores de folha caduca. Em Portugal preferem os sobreiros, podendo desfolha-los completamente. As lagartas transforman-se em crisálida em casulos pouco resistentes que tecem nos ramos e troncos das árvores, muros ou rochas.






. Observação importante: Os machos desta espécie também voam durante o dia. Quase todos os anos se multiplica em massa, por isso é considerada uma praga podendo desfolhar várias árvores. (Foi introduzida na América do Norte acidentalmente).



video





Sem comentários:

Enviar um comentário