Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 6 de outubro de 2013

THYMELICUS SYLVESTRIS - (PODA, 1761)


. Características: Este pequeno lepidóptero pertence á família dos Hesperídeos (Hesperidae), e a sua envergadura não ultrapassa os 3 cm a 3,5 cm. Esta espécie apresenta um corpo robusto, cabeça grande e grossa, asas anteriores triangulares e as asas posteriores arredondadas. São de cor castanho-amarelado, com as margens escuras e franjas claras. Os machos apresentam um traço transversal ou nervura de cor negra no centro das asas anteriores. A face inferior é de cor idêntica em ambos os sexos.



. Habitat: Encontra-se na Europa, Médio Oriente e Norte de África. Em prados húmidos e floridos até aos 2000 metros de altitude.

. Período de voo: De Junho a Agosto numa geração.






. Alimentação: As lagartas de cor verde alimentam-se de herbáceas como, (holcus lanatus, dactylis glomerato, holcus mollis, brachy podium sylvaticum, alopecorus pratensis e phleon pratense). A lagarta hiberna e quando totalmente crescida, envolve-se numa folha através de fios de seda, dentro da qual se transforma em crisálida. Este estado dura cerca de 2 semanas até o inseto adulto emergir.






. Observação importante: As borboletas desta espécie voam a pouca altura do solo, e são uma das espécies de hesperídeos mais frequentes.








Sem comentários:

Enviar um comentário