Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de agosto de 2013

QUERCUSIA QUERCUS - (Linnaeus, 1758)


. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-púrpura-dos-carvalhos", esta pequena borboleta pertence á família dos Licenídeos (Lycaenidae). A face superior das asas é azul-púrpura, quase negra nos machos, enquanto as fêmeas são castanho-escuras, excepto, nas asas anteriores onde possuem manchas igualmente púrpuras. A face inferior é idêntica em ambos os sexos. É de cor castanho-acinzentada, atravessada por uma linha branca ligeiramente dentada. Apresenta ainda duas pequenas caudas nas asas posteriores, onde são visíveis também duas pequenas manchas alaranjadas na extremidade das asas. A sua envergadura não ultrapassa os 2,5 cm a 3 cm.


. Habitat: Encontra-se em florestas com carvalhos, em toda a Europa, Ásia temperada e Norte de África.

. Período de voo: Voa de Junho a Agosto, numa única geração.






. Alimentação: As lagartas são da cor da areia, amareladas com suaves traços acastanhados e minúsculos pelos espalhados ao longo do corpo. Alimentam-se das folhas dos carvalhos. As lagartas hibernam. Na altura da pupação, descem até ao solo, onde procuram um refúgio entre as folhas caídas para se transformarem em crisálidas.




. Observação importante: Outrora mais frequente, tem por hábito voar na copa das árvores.



video




Sem comentários:

Enviar um comentário