Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PIERIS NAPI - (Linnaeus, 1758)


. Características: A Pieris napi é um lepidóptero da família dos Pierideos (Pieridae), e tem uma envergadura de 4 cm a 5 cm. A face superior das asas é branca com uma mancha negra quebrada na extremidade das asas anteriores, possuindo ainda uma pinta negra em cada uma delas. No caso das fêmeas, estas apresentam duas pintas maiores em vez de uma, e as manchas quebradas nas extremidades das asas são ligeiramente maiores que as dos machos. A face inferior é branca-amarelada, com as nervuras das asas posteriores a sobressaírem de cor verde-cinza.


. Habitat: Pode ser encontrada em lugares húmidos, orlas de matas, sebes, prados e vales arborizados, até aos 2000 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia, Norte de África e América do Norte.

. Período de voo: É uma das primeiras borboletas primaveris. Voa de Março a Setembro, em várias gerações.








. Alimentação: A lagarta é verde, coberta por minúsculos pelos e um fila de pontos amarelos na parte lateral do corpo. Alimenta-se de várias crucíferas, bem como de erva-alheira, agrião-menor, agrião-dos-prados e outras herbáceas. A crisálida fica aderida ás plantas, pedras ou muros. Os indivíduos da última geração hibernam no estado de crisálida.




. Observação importante: A coloração é mais intensa na 1ª geração do que na segunda. Pode também ser confundida com a Pieris rapae de aspeto idêntico. No entanto, esta não apresenta nervuras de cor verde-cinza na face inferior das asas posteriores. Podem encontra-se grandes concentrações destas borboletas em lugares húmidos, onde se reúnem para ingerirem sais minerais.



video




Sem comentários:

Enviar um comentário