Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de junho de 2013

HEODES VIRGAUREA - (Linnaeus, 1758)


" Manto de ouro"

. Características: Este pequeno lepidóptero vulgarmente conhecido por "manto de ouro", pertence á família dos Licenídeos (Lycaenidae) e apresenta um dimorfismo sexual. Enquanto os machos são de um belo laranja dourado com o rebordo das asas preto, as fêmeas são mais escuras e apresentam pequenas manchas ou pintas negras na face superior. A face inferior é idêntica em ambos os sexos, de cor castanho-alaranjado com pintas pretas e pequenas manchas brancas nas asas posteriores. A sua envergadura não ultrapassa os 3 cm a 3,5 cm.


. Habitat: Europa e Ásia. Encontra-se em zonas montanhosas, prados floridos húmidos, orlas de bosques, até aos 1500 m de altitude.

. Período de voo: Entre Junho e Agosto, numa só geração.





. Nesta imagem é possível observar as diferenças entre o padrão das asas do macho que está em cima, e a fêmea que se encontra em baixo.


. Alimentação: As lagartas são verdes reboludas e cobertas por minúsculos pelos. Alimentam-se de poligonáceas do género Rumex acetosa, Rumex montanus e Rumex scutatus. As lagartas hibernam e a pupação é feita no solo, onde a crisálida permanece escondida entre a vegetação.





. Observação importante: Outrora frequente, agora está a tornar-se cada vez mais rara. Diferencia-se dos outros Licenídeos pelas manchas brancas na face inferior das asas posteriores.









Sem comentários:

Enviar um comentário