Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de abril de 2013

APATURA IRIS - (Linnaus, 1758)


IMPERADOR PÚRPURA



. Características: Este lepidóptero vulgarmente conhecido por Imperador Púrpura, pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Caracteriza-se por ter asas castanho-escuras, com faixas e manchas brancas, e um pequeno ocelo com orla de cor laranja em cada uma das asas posteriores. Os machos têm um brilho iridescente de cor azul-púrpura na face superior das asas, que nas fêmeas não existe, sendo estas de cor castanha.. A sua envergadura varia entre os 6,5 cm e 7,5 cm.



. Habitat: Europa, Ásia e Norte de África. Em bosques abertos á beira-rio, florestas mistas com árvores de folha caduca e orlas marítimas. Na montanha até aos 1400 m de altitude.


. Período de voo: Os adultos surgem geralmente a meados de Julho, e voam até Agosto numa só geração. É uma espécie que gosta de calor e prefere as horas quentes do dia para voar. De manhã permanece imóvel nos locais onde habitualmente dorme.







. Alimentação: A lagarta é de cor verde, com riscas laterais claras e numerosos pontos pequenos amarelados. Possui ainda dois apêndices ou prolongamentos por cima da cabeça, fazendo lembrar uma lesma. Alimenta-se de salgueiros e vimeiros (salix cáprea, s. aurita e s. cinérea).

Durante o Inverno a lagarta hiberna aderida ao ramo das árvores. A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo nas folhas ou ramos das plantas.











. Observação importante: Esta espécie passa grande parte da sua vida na copa das árvores, descendo apenas ao solo para depositar os ovos e alimentar-se. Os machos são muito territoriais, defendendo o seu espaço de outros que invadam o seu território. Ao contrário da maioria das outras borboletas, esta espécie alimenta-se de excrementos e cadáveres de animais, e gosta também de beber em charcos de água.





. Aqui pode-se observar várias borboletas alimentando-se de excrementos de animais.










2 comentários:

  1. Olá,, sou do blog "The Cabulouso" (http://thecabulouso.blogspot.com.br/) e gostaria de lhe perguntar se gostaria de fazer uma parceria. Estou num processo meio de "conversão" do site, e bom, é isso ai. Responda no meu último post.

    ResponderEliminar
  2. Ola eu tenho um salix alba no meu jardim e nunca vi essa especie como posso atraila???

    ResponderEliminar